sexta-feira, 8 de junho de 2012

Yoga para Crianças no Jornal RJ Acontece da BAND RIO

Praticar yoga pode ajudar crianças a ficarem menos agitadas e mais concentradas nas atividades do dia a dia.

No vídeo André Latham do Yoga Lúdico Niterói, os pequenos praticantes de Yoga e seus pais falam dos benefícios que a prática proporciona.

Matéria realizada pela BAND RIO para o Jornal RJ Acontece com Luciana Guimarães.
Imagens: Luis Sérgio
Link original: http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=ioga-para-as-criancas-com-objetivo-de-combater-estresse-04020C9C306CCCC12326

Local da gravação: VÂTÂYANA - Espaço de Yoga (Dakshina Tantra)


Escute a apresentação da matéria exibida somente na TV e que não consta no vídeo:


Veja as fotos da gravação da matéria sobre o yoga para crianças clicando aqui

Leia abaixo a transcrição da matéria:

Narração de apresentação para TV com Luciana Guimarães:
Com a vida moderna cada vez mais agitada, até mesmo crianças que mal saíram da pré-escola já começam a sofrer com sintomas do estresse antes restrito aos adultos. Foi pensando na solução desse problema que surgiu a yoga para os pequenos. Eu acompanhei de perto uma aula com eles, dá só uma olhada:

RJ Acontece / Luciana Guimarães: Bia de 6 anos sempre foi considerada uma criança hiperativa. Há alguns meses começou a praticar yoga infantil e a diferença no comportamento da menina é visível.

Andrea Brugger, mãe da Beatriz: Essa quietude para Beatriz foi fantástico porque a tranquilidade que ela passou a ter e a concentração, eu tenho certeza, que além das nossas conversas em casa, a yoga também têm um papel importante nisso.

RJ Acontece / Luciana Guimarães: E ela jura que adora. Fala para mim o exercício que você achou mais legal de todos, de todos, de todos.

Beatriz Brugger, 6 anos: Ficar de cabeça para baixo.

RJ Acontece / Luciana Guimarães: Por que?

Beatriz Brugger, 6 anos: Porque é muito legal.

RJ Acontece / Luciana Guimarães: Caio têm apenas quatro anos, e se concentra para executar as posições, e vale até uma ajudinha do professor.

Naturalmente agitados, os pequenos podem através de atividades que antes eram exclusivamente dos adultos, se tornar mais calmos sem perder a espontaneidade da infância. E ainda combatem estresse, a tensão, a ansiedade; tão presentes na vida das crianças hoje em dia.

A yoga aprimora o controle motor, melhora o funcionamento das áreas relacionadas ao equilíbrio e aumenta a concentração, nas aulas brinquedos como este se tornam instrumentos de trabalho para o professor, e se divertindo e brincando eles vão aprendendo a meditar e relaxar.

O que as pessoas podem esperar de diferente desta yoga para crianças da yoga tradicional para os adultos que a gente já conhece?

Yoga Lúdico Niterói / André Latham: Sem dúvida nenhuma é a parte lúdica. A todo momento a ludicidade está presente no yoga para criança e a gente trabalha a respiração, a gente usa objetos lúdicos, pinturas de mandalas, histórias... tudo isto vai proporcionar o autoconhecimento tanto do corpo como da parte interna da criança, a parte psicológica dela.

RJ Acontece / Luciana Guimarães: As aulas acontecem uma vez por semana e duram 45 minutos, mas o aprendizado dessa turminha fica para a vida toda.

Sarah Néri, mãe de Caio: Como praticante de yoga que sou, eu acredito que seja o exercício ideal. Quando eu ví que tinha uma proposta lúdica para crianças, eu achei perfeito e realmente é muito interessante.

VISITE O CANAL NO YOUTUBE DO YOGA LÚDICO NITERÓI:
http://www.youtube.com/user/YogaLudicoNiteroi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...